SEO: as principais atualizações do algoritmo do Google em 2023
Por Jessìca Coraís | 21/11/2023
No cenário dinâmico do ambiente digital, estar por dentro das mudanças nos algoritmos de busca é crucial para garantir a visibilidade online nos buscadores. Ao longo do ano de 2023, o Google implementou diversas atualizações significativas.
Conheça as principais atualizações abaixo:
Atualização das Análises de Produtos - Fevereiro de 2023
A mais recente atualização, implementada entre 21 de fevereiro e 7 de março, concentrou-se no aprimoramento das análises de produtos. O Google visa recompensar páginas que apresentem análises de alta qualidade, criteriosas, originais e redigidas por especialistas ou conhecedores do assunto.
Atualização Anti-spam - Outubro de 2023
Em 4 de outubro, o Google lançou a atualização anti-spam, visando penalizar sites envolvidos em práticas como cloaking, entradas (conhecido como "Doorways"), conteúdo hackeado, textos e links ocultos, excesso de palavras-chave, spam por links, tráfego gerado por máquina, malware, comportamentos maliciosos, funcionalidade enganosa, conteúdo copiado, redirecionamentos não autorizados, conteúdo automático com spam, páginas afiliadas sem valor agregado, spam gerado pelo usuário, entre outras. Essa atualização teve alcance global, afetando todas as regiões e idiomas.
Atualização de Avaliações - Novembro de 2023
Lançada oficialmente em 8 de novembro, a atualização de avaliações visa analisar conteúdos relacionados a resenhas, incluindo, mas não se limitando a, listas de produtos, serviços, destinos, jogos e filmes. Páginas que oferecem conteúdo de qualidade nesse aspecto tiveram melhorias em suas classificações nas Pesquisas Google.
Atualizações Principais - março, agosto, outubro e novembro de 2023
Ao longo do ano, foram implementadas quatro atualizações principais no algoritmo do Google. Datadas de 15 de março, 22 de agosto, 5 de outubro e 2 de novembro, essas "Atualizações Amplas" impactam todos os tipos de conteúdo, abrangendo todas as regiões e idiomas. Elas promovem páginas web de qualidade, influenciando as Pesquisas Google, Discover e outros.
Próximos passos
Caso tenha percebido uma redução no tráfego nestes meses, a Auditoria de SEO pode ser a solução. Realizaremos uma análise minuciosa das suas páginas, fornecendo um diagnóstico abrangente para entender completamente o panorama atual do seu site. Entre em contato e solicite um orçamento personalizado.
Últimos artigos
- Ferramentas SILE Speak: elevando a experiência digital para todos
- Desenvolvimento de Sites Google Analytics 4: decifre as métricas essenciais
- Desenvolvimento de Sites UI Design e UX Design: diferenças e benefícios