Google Analytics 4: decifre as métricas essenciais
Por Jessìca Coraís | 05/12/2023
O Google Analytics tem sido uma ferramenta fundamental ao longo da última década. Desde as primeiras versões, ele fornece dados relevantes sobre o comportamento do usuário, tornando-se uma fonte importante de informações. Dentre a grande variedade de métricas disponíveis, identificar as mais relevantes torna-se fundamental e nós da SILE selecionamos algumas delas para você:
1. Usuários
Representam o número de visitantes ativos que visitaram suas páginas identificados por IDs únicos. O aumento de visitantes demonstra a eficácia do seu site, indicando uma resposta positiva dos usuários.
2. Novos usuários
Destaca o número de visitantes que acessaram o seu site pela primeira vez em um determinado intervalo, com a distinção entre usuários antigos e novos também por meio de IDs únicos. Com esse dado, você pode verificar se o seu conteúdo está conseguindo conquistar novos usuários e compreender como se comportam ao navegar no site.
3. Tempo de engajamento médio por sessão
Indica o tempo médio que os usuários estiveram ativos por sessão, ou seja, o tempo médio que a página do seu site se esteve em primeiro plano no dispositivo, dividido pelo total de sessões. Como o tempo médio pode variar conforme o tipo de negócio, a meta é manter esse número o mais alto possível. Caso alguma página esteja significativamente abaixo da média do seu site, é recomendável uma análise mais aprofundada.
4. Taxa de engajamento
No GA4, a taxa de engajamento indica a porcentagem de sessões em que um usuário esteve ativo no site ou aplicativo. Para ser considerada engajada, uma sessão deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos: ter a duração de 10 segundos ou mais, envolver 2 ou mais visualizações de tela/página, ativar um evento de conversão ou acionar um evento de engajamento.
5. Visualizações
Essa métrica indica o número total de visualizações de uma página ou tela de aplicativo. A análise desse dado ajuda a avaliar o desempenho das mesmas, identificando mudanças que afetam a sua popularidade.
6. Sessões
Uma sessão representa o período em que um usuário esteve envolvido com seu site ou aplicativo. A contagem total de sessões reflete o tráfego gerado, sendo essencial para medir a atividade e desempenho do mesmo.
7. Conversões
Uma conversão representa qualquer ação do usuário que agregue valor, que podem variar conforme o segmento. Alguns exemplos são: fazer uma compra, preencher um cadastro, entre outros. Avaliar as conversões é importante para medir a eficiência do site e de suas estratégias.
8. Contagens de eventos
Eventos representam ações específicas, como cliques ou downloads. O monitoramento desses eventos ajuda a entender como os visitantes estão interagindo com o site, contribuindo para melhorar a experiência e o alcance dos objetivos.
Conhecer as métricas mais relevantes é apenas o ponto de partida para o sucesso do seu negócio. Se você busca impulsionar o crescimento do seu site, a SILE está aqui para ajudar. Através do nosso serviço de Desenvolvimento de Sites com a manutenção contínua de UX/UI Design, acompanhamos de perto essas e outras métricas relevantes e implementaremos as otimizações para atingir o melhor desempenho possível. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado.
Últimos artigos
Mais sobre Desenvolvimento de Sites
- Desenvolvimento de Sites UI Design e UX Design: diferenças e benefícios
- Desenvolvimento de Sites A importância do design responsivo